Minas Gerais e São Paulo alcançaram 3 GW de capacidade instalada de energia solar na geração distribuída (GD), modalidade que permite consumidores produzam a própria eletricidade com placas solares. Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os dois estados lideram o ranking nacional da categoria.

O mercado mineiro de GD solar soma 3,07 GW de potência operacional, com 249 mil sistemas fotovoltaicos beneficiando mais de 340 mil consumidores. Os segmentos comercial e residencial tem a maior participação no estado, com 1,11 GW e 1,03 GW em energia solar, respectivamente.

Os municípios de Minas Gerais com maior capacidade instalada são Uberlândia, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.

São Paulo conta com 3,01 GW de potência na GD solar, com 326 mil sistemas fotovoltaicos beneficiando 384 mil consumidores. O mercado paulista é dominado pela classe de consumo residencial, com 1,64 GW.

As cidades do estado com maior capacidade instalada são a capital São Paulo (109 MW), Ribeirão Preto (84 MW), Campinas (75 MW) e São José do Rio Preto (72 MW).

Com a liderança de Minas Gerais e São Paulo, o Sudeste acumula 7,4 GW de potência operacional na GD solar, o que o torna o maior mercado regional do país, a frente do Sul (5,8 GW), Nordeste (4,3 GW), Centro-Oeste (3,4 GW) e Norte (1,4 GW).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *